Siga-nos:

Facebook

Oficinas de Artesanato

O ZIZILE promove Oficinas de Artesanato dirigidas aos encarregados de educação das crianças que frequentam as escolinhas comunitárias que são suas parceiras. Estas Oficinas são realizadas de modo a ocupar o tempo dos encarregados que se encontram em situação de desemprego e dar-lhes alguma formação útil para que, no futuro, possam desenvolver alguma actividade profissinal relacionada com a área. Na fase de averiguação da pertinência da actividade foi sempre demonstrado um enorme interesse pelo artesanato, daí a sua escolha para ser a base do curso. Os objectivos desta actividade são: contribuir para a sustentabilidade das famílias; garantir a permanência das crianças na escolinha; possibilitar a aquisição de competências em técnicas de costura, tingimento e reutilização de materiais.

Nesta capacitação são produzidas diversas peças de artesanato, nomeadamente, agendas, candeeiros, jarras, suportes de canetas, carteiras, pulseiras, toalhas, almofadas, pastas de laptop, cestos, entre outros. Estes produtos são depois comercializados em feiras, campanhas de sensibilização, via internet e em algumas lojas que abraçam a causa. O valor arrecadado com as vendas é direccionado para o pagamento das mensalidades da escolinha, outra parte é dividida pelos formandos em género de subsídio e, por fim, é retirado um montante para investir em novos materiais para dar continuidade à produção. Em todas as fases da actividade é dada autonomia aos formandos para tomarem as decisões entre o grupo, e a gestão do dinheiro é também da responsabilidade do grupo.

As Oficinas de Artesanato têm tido bastante sucesso, o número de inscrições ultrapassa sempre o limite e o horário das sessões é excedido com frequência, pois os formandos entusiasmam-se e não querem parar os trabalhos.

É importante mencionar que esta actividade está a ter seguidores que estão produzindo e comercializando os produtos e a renda está ajudando no orçamento familiar. Esta actividade, que permite a criação do próprio negócio, beneficia as crianças pois o valor das vendas é utilizado pelos encarregados para garantir a permanência dos seus educandos na escolinha e melhorar as suas condições de vida de forma geral.

{gallery}oficinas-de-artesanato{/gallery}