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Reabilitação e apetrechamento de escolinhas comunitárias

A intervenção do ZIZILE nas Escolinhas Comunitárias é iniciada pelo diagnóstico da realidade com o objectivo compreender as necessidades e conhecer as características de cada escolinha. Uma das constatações comuns é a necessidade de reabilitar a estrutura física das escolinhas, por estas não oferecerem as condições de segurança nem as características essenciais ao bem-estar e desenvolvimento integral da criança.

Na generalidade, as estruturas apresentam-se muito degradadas sem acabamentos e sem portas nem janelas, os sistemas de canalização e de electricidade são inexistentes; as casas-de-banho não existem ou são precárias. Outra lacuna frequente é a inexistência de parques infantis ou espaço para as crianças brincarem ao ar livre.

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De forma a criar as condições físicas necessárias ao bem-estar da criança, o ZIZILE realiza intervenções nas escolinhas construindo e equipando os espaços onde a criança pode aprender, brincar, descansar, comer e cuidar de sua higiene pessoal num ambiente seguro e saudável.

No âmbito desta actividade, o ZIZILE realiza as seguintes intervenções:

  • Instalação de fundações, telhados, pavimentação, muros, fossas;
  • Construção de casas de banho e cozinhas;
  • Colocação de portas e janelas;
  • Sistema de canalização;
  • Instalação eléctrica;
  • Pintura e murais;
  • Criação de mobiliário com materiais locais;
  • Construção de parque infantil;
  • Mini-jardim e horta.

A reabilitação das estruturas físicas proporciona um ambiente seguro e higiénico, onde a criança está mais protegida e, assim, mais susceptível à aquisição de novas aprendizagens. A organização do espaço permite a sua rentabilização, de acordo com as suas diferentes especificações, criando vários locais para as diferentes actividades diárias que a criança desenvolve na escolinha.

Além das obras de construção, o ZIZILE responsabiliza-se também pelo apetrechamento das escolinhas através da disponibilização de camas, colchões, cadeiras, mesas, armários para materiais e alimentos, utensílios de cozinha e higiene, leitor de cds, eletrodomésticos de cozinha, entre outros. Desta forma, pretende-se que a criança desfrute de um ambiente confortável e plenamente estimulante ao seu desenvolvimento.

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