Siga-nos:

Facebook

Construção de Materiais Pedagógicos

As escolinhas comunitárias onde o ZIZILE intervém estão, inicialmente, desprovidas de brinquedos e materiais pedagógicos, neste contexto o Instituto realiza oficinas para produção desses insumos. As educadoras são capacitadas na elaboração de materiais lúdico-pedagógicos de baixo custo (alguns produzidos com materiais recicláveis e/ou reutilizáveis), de forma a que a vulnerabilidade financeira das escolinhas não impeça o acesso das crianças a materiais que desempenham um papel tão importante no seu desenvolvimento. Essas oficinas são realizadas nas escolinhas e dinamizadas pela equipa do ZIZILE, algumas das sessões contam com a importante colaboração de alunos da Universidade Pedagógica, Universidade Eduardo Mondlane e Instituto Superior Maria Mãe de África (estudantes de psicologia e educação da primeira infância) de forma a introduzir novas técnicas e estratégias no processo de produção dos materiais pedagógicos.

Nas oficinas são produzidos materiais didácticos que auxiliam as crianças na aquisição de conhecimentos e competências nas diferentes áreas abrangidas pelo plano de actividades semanais das escolinhas, nomeadamente, linguagem, conhecimento do mundo, matemática, expressão musical, expressão motora e expressão plástica.

Em linhas gerais, a abordagem utilizada nas oficinas de materiais pedagógicos propicia o desenvolvimento das múltiplas habilidades desde tenra idade.

{gallery}construcao-de-materiais-pedagogicos{/gallery}