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Capacitação de Educadoras

O Modelo de Desenvolvimento Pedagógico da Primeira Infância, advogado pelo Instituto, é um modelo indissociável do processo educativo, que se pretende ocorrer harmoniosamente entre o ambiente familiar, escolar e social alargado. Nessa perspectiva, durante as visitas de campo e treinamentos a equipa do Zizile observa as práticas próprias de cada escolinha comunitária que, posteriormente, são integradas como um princípio do modelo educativo adoptado. Por outro lado, a utilização desta abordagem pedagógica justifica-se pelo novo “Programa Educativo Para Crianças do 1º ao 5º Ano”, aprovado pelo Ministério da Mulher e Acção Social (MMAS) em 2012.

Assim, as actividades desenvolvidas, nas escolinhas, pelos técnicos do Zizile focalizam-se em 5 princípios básicos que deve ter um programa pedagógico prè-escolar, tais como, a Rotina Diária, os Espaços e Materiais, A Planificação e Avaliação, Metodologia e Conteúdos Curriculares.

A sistematização e adopção, pelas escolinhas, desses princípios permitem melhorar a actuação das educadoras/directoras para proporcionar um ambiente escolar que possa contribuir efectivamente para o desenvolvimento integral da criança.

No âmbito da implementação da capacitação e desenvolvimento de competências dos educadores de infância, são realizados treinamentos sobre:

  • Conteúdos programáticos para o 1º e 2º ano de vida respectivamente;
  • Conteúdos programáticos do 3º ao 5º ano de vida das crianças;
  • Estágios do desenvolvimento da criança – características, competências e habilidades da criança de acordo com a sua idade;
  • Percepção de sinais de alarme que, tanto em casa como na escolinha, devem ser considerados. Em colaboração com as educadoras, é feito o levantamento sobre o comportamento das crianças, atendendo à faixa etária em que se encontram, e os sinais desajustados que apresentam, posteriormente são planificadas actividades que devem ser desenvolvidas para ajudar a criança a ultrapassar esses comportamentos para um pleno desenvolvimento;
  • Observação e desenvolvimento da criança dos 0 aos 3 anos de idade;
  • Observação e desenvolvimento da criança dos 3 aos 6 anos de idade (dotar as educadoras de conhecimentos sobre as características e necessidades das crianças nas suas diferentes fases de desenvolvimento;
  • Planificação de actividades lúdicas e pedagógicas para crianças entre os 2 e os 5 anos de vida.

Após a realização dos treinamentos teóricos, a equipa do Zizile realiza actividades de monitoria nas escolinhas para verificar se as educadoras estão a conseguir aplicar na prática os conhecimentos adquiridos nos treinamentos. E, na maior parte dos casos, são apresentadas grandes dificuldades em aplicar os conteúdos abordados, verificando-se a necessidade de fazer treinamentos regulares no terreno, apesar de dispendioso este acompanhamento sistemático é indispensável para alcançar os objectivos almejados.

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